MENU
  • 04/09/2019

    Horta vertical em casa tem jeito? E jardim? Veja o que fazer!

    Arquitetura & Decoração

    Morar em apartamento é uma delícia, mas quem ama aquele espaço verde em casa acaba sofrendo um pouco. Tudo bem, dá pra colocar algumas plantas aqui e ali, mas fica difícil ter um jardim cheio de vida por conta do espaço. Mas espera: fica difícil pra quem não tem um jardim ou horta vertical.

    O princípio é simples: o jardim vertical é aquele construído… bem, verticalmente. A estrutura traz mais espaço para que as plantas fiquem agrupadas no mesmo cavalete ou parede, garantindo o “efeito jardim” ao mesmo tempo em que não usa todo o espaço do ambiente.

    Imagine que você tem uma sacada de 2 metros de comprimento. Se você colocar vasos pequenos por toda sua extensão, vai ter um jardim, mas sua sacada já era. Agora, se você usa um cavalete de 1 metro de largura por 1,80 m de altura, o espaço fica mais organizado e as plantas ganham um efeito incrível.

    É sobre isso que a gente quer falar hoje: horta vertical, jardim suspenso e tudo o que for possível de pendurar ou agrupar verticalmente. E não é só pra apartamentos não, hein? Vem com a gente que temos muito pra conversar.

    Como fazer a instalação do jardim vertical no apartamento?

    O jardim suspenso no apartamento costuma ser montado na sacada, onde a luz bate com mais intensidade e você não terá tantos problemas assim no caso de acidentes. A rega, por exemplo, acaba fazendo uma leve bagunça. Em casa, ele pode ser instalado no quintal, em uma parede própria e impermeabilizada.

    Montar é fácil: comece escolhendo a “modalidade” - vai pregar o vaso na parede? Se for, é necessário furar a parede, mas não necessariamente o vaso. Crie a estrutura de um jeito que seja simples acomodar o vaso nela, sem grudar o próprio recipiente na parede. Materiais reaproveitados, como o pallet, madeira de demolição ou caixotes, caem bem aqui. 

    ZAP

    Você também pode usar um modelo de grade, onde os vasos ficam pendurados nelas, que por sua vez são fixos à parede. Trepadeiras funcionam excepcionalmente bem nesse modelo, se enroscando pelo metal. Quando as plantas crescem, o resultado é muito exuberante. 


    Exame

    Como plantar em floreiras tipo cavalete?


    Esse é o trabalho mais fácil do mundo! As floreiras já vêm prontas com espaços para os vasos, você só vai precisar encontrar os que possuem dimensões adequadas para o equipamento que você comprou.

    Só tome cuidado com o escoamento da água. Normalmente, as floreiras são feitas de madeira, então um bom verniz ou um produto impermeabilizante onde os vasos vão ficar é uma ótima ideia para evitar que a madeira apodreça ou mofe.


    Fremade

    Essas floreiras não precisam de instalação quase nenhuma. Aliás, se você quiser, até o vaso é dispensável, mas um sistema de dreno no fundo e forragem de cascalho e areia é uma ótima ideia para mander a saúde da planta e da peça de madeira.

    Jardim vertical preso na parede ou pendurado? Qual a diferença?

    Os dois funcionam muito bem! A diferença maior é que no primeiro todos os vasos ficam completamente presos à parede, enquanto no segundo o jardim é preso ao teto através de ganchos ou a estruturas que, essas sim, ficam presas na parede.

    Viva Decora

    Olha a dica chegando: pendurar vasinhos individuais em pergolados consegue transformar qualquer ambiente!

    Dona Resolve

    O modelo “cortina” também é super fácil de fazer, e se você usar garrafas PET, seu jardim suspenso fica ainda mais sustentável.

    ConstruindoDecor

    Como plantar as sementes ou mudas?

    Facinho facinho. Quem vai plantar um jardim vertical não costuma trabalhar com sementes, mas sim mudas. As mudas são até mais fáceis, só que mais arriscadas. É necessário entender quais são as plantas que gostam mais ou menos de sol para evitar que elas morram logo após plantadas, e também a frequência da rega.

    Você vai precisar preencher a base do vaso com cascalho (para que a água escoe, mas nem toda), colocar um pouco de areia acima do cascalho, misturar a terra da muda com fertilizante (se for o caso) e colocá-la no recipiente. Para a semente, é só colocar a terra com o fertilizante e inseri-la no vaso.

    O ideal no seu jardim vertical é que você utilize só uma muda ou semente por vaso. A horta vertical já é um pouco diferente, pois as plantas costumam ser menores: múltiplas sementes estão liberadas, mas de 10 cm a  20 cm de distância uma da outra. 

    Qual é o melhor material para os vasos da horta vertical?

    O ideal é apostar em materiais orgânicos ou reaproveitados para fazer os vasos da sua hora vertical ou jardim suspenso.

    Alguns exemplos são: 

    • A fibra de coco;
    • O bambu;
    • Garrafas PET;
    • Canos de PVC;
    • Madeira de demolição;
    • Pallet

    Cuidado com a iluminação!

    A iluminação é um fator muito importante para plantar o jardim vertical. Algumas plantas gostam de muita luz, outras nem tanto.

    Se você coloca na sacada uma planta como a samambaia marissa, pode ter certeza que ela não vai durar por muito tempo. Uma jibóia amarela? A mesma coisa. Agora, se você deixar uma roseira dentro de casa, vai esperar por botões até a planta morrer.

    O mesmo vale para a água: algumas gostam de muita, outras de pouca. Então o melhor a se fazer é agrupar as plantas de acordo com seus gostos para nunca errar!

    VOLTAR
    Compartilhar: