MENU
  • 05/07/2018

    15 plantas para ter dentro de casa

    Arquitetura & Decoração

    Sabe o que combina bem com qualquer estilo? Aquele elemento que, não importa o seu estilo de decoração, vai funcionar. Se você está pensando nas plantas para ter dentro de casa, está pensando certo.

     

    Mas muita gente acaba encontrando algumas dúvidas ao tentar dar um ar mais natural para a sua decoração. Quais são as plantas para ter dentro de casa? Quais precisam de mais sol, quando regar?

     

    Se essas são as dúvidas te impedindo de já começar a procurar por plantas para ter dentro de casa, não se preocupe: aqui explicamos tudo e ainda damos 15 recomendações para você. Vamos?

     

    Plantas para ter dentro de casa vivem muito?

     

    Muita gente acha que plantas no apartamento estão fadadas a morrer logo logo. Não é bem por aí: se você cuida bem delas, várias plantas para ter dentro de casa vão viver por anos e anos.

     

    E cuidar bem é muito fácil. Basicamente, você só precisa dar a quantidade de água e luz que ela precisa. Se for muito ou pouco dos dois, sua planta vai ter dificuldades em crescer e pode acabar morrendo.

     

    A quantidade ideal combinada com um bom fertilizante vai fazer milagres para suas plantas para ter dentro de casa. Portanto, o segredo é bem simples: ague, deixe na luz e fertilize!

     

    Vamos às nossas recomendações?

     

     

    1 - Jibóia

     

    A jibóia é uma planta bem forte, que gosta de água algumas vezes na semana e, se bem adubada, cresce bastante. O melhor? Ela é uma trepadeira de raízes pequenas, o que dispensa a necessidade de ter um vaso muito grande.

     

    Ela pode ser usada de várias formas, algo que a torna uma ótima escolha em plantas para ter dentro de casa. E no apartamento ela está protegida de muito sol, e portanto suas folhas ficam bem pequenas. É uma planta que pode ser discreta ou bem chamativa, do jeito que você quiser!

    Simplichique

     

    • Regue duas vezes por semana, dependendo da espécie;
    • Não deixe em contato direto com o sol.

     

     

    2 - Samambaia

     

    A samambaia é uma das plantas para ter dentro de casa mais procuradas. Em espécies pequenas, médias e grandes, a samambaia é cheia de elegância e personalidade.

     

    Sendo uma planta que naturalmente cai, quando mais alto e próxima da luz você deixá-la, mais ela cresce em direção ao chão. Adube bem para uma planta bem viçosa, e pode regularmente se quiser uma mais discreta.

    Habitissimo

     

    • Ague todos os dias;
    • Gosta de sombra.

     

     

    3 - Lança de São Jorge

     

    Uma planta muito interessante, principalmente pela sua estética incomum, com folhas cilíndricas e duras.

     

    A Lança de São Jorge é uma ótima planta para ter dentro de casa, principalmente em estilos de interiores mais modernos e clean. E sabe o que é melhor? Ela aguenta o ar condicionado sem muitos problemas!

    Panogram

     

    • Ague uma ou duas vezes por semana;
    • Muita a pouca luz, você decide.

     

     

    4 - Bonsai

     

    Como ter uma jaboticabeira dentro de casa é impossível para a maioria das pessoas, a saída pode ser o bonsai.

     

    Ele cresce de qualquer árvore, é só escolher uma muda e plantar em solo rico em nutrientes. Também é uma boa ideia cobrir o fundo do balde com pedras, e lembre-se: quanto maior o vaso, maior o bonsai.

    Atelier do Bonsai

     

    • A água e a luz vão depender da espécie escolhida;
    • Pode bem para a planta não morrer.

     

     

    5 - Alecrim

     

    O Alecrim é uma planta para ter dentro de casa multiuso: você pode usá-la para decorar sua cozinha e para preparar alimentos!

     

    Alecrim fresco é um ótimo incremento para os seus pratos, principalmente cortes de porco. Você também pode fazer chás com as folhas, o que resulta em um resultado incrível e até medicinal, já que o alecrim é ótimo para gripes, sinuzites e nariz congestionado por alergias.

    Pinterest

     

    • Gosta de água: 1 vez por dia;
    • Cresce bem com sol direto.

     

     

    6 - Palmeira Leque

     

    Se você gosta de plantas para ter dentro de casa mas está procurando uma espécie maior, a Palmeira Leque é a sua melhor pedida.

     

    É como uma palmeira pequena, só que mais flexível e com as folhas viradas para cima, como um leque. Só tome cuidado ao escolher o ambiente: essa planta precisa de bastante espaço para se desenvolver bem.

    Pinterest

     

    • Regue moderadamente durante a semana;
    • Pode as folhas mortas;
    • Ilumine bem.

     

     

    7 - Suculenta

     

    Preferida de muita gente, a suculenta é uma ótima opção em plantas para ter dentro de casa.

     

    Fácil de cuidar e de integrar ao ambiente, sua variedade de tamanhos garante que ela caiba praticamente em qualquer lugar. Sua cor característica e variações de tom lembram imediatamente a natureza, mas sem ofuscar a decoração vigente.

    Casa e Jardim

     

    • Regue uma ou duas vezes por semana;
    • Se murchar, regue mais, se a base apodrecer, menos;
    • Não precisa de luz direta.

     

     

    8 - Lavanda

     

    Outra planta para ter dentro de casa que vai além da decoração: ela também empresta seu perfume característico para qualquer ambiente.

     

    O banheiro é uma ótima pedida para a lavanda. Pra que difusor se você pode ter o perfume direto da fonte?

    HGTV

     

    • Regue uma vez por semana e duas em climas mais secos;
    • Gosta de meia sombra.

     

     

    9 - Bromélia

     

    Grande parte das plantas para ter dentro de casa são mais verdes do que floridas, mas a bromélia entrega os dois. Essa espécie tem folhas lindas, e quando bem cuidada, brota uma flor incrível, rosada e bem exuberante.

    Plantei

     

    • Bromélias aéreas precisam ser regadas uma vez por semana, no máximo.
    • Lida bem com a meia luz em ambientes quentes.

     

    10 - Rosa de pedra

     

    A rosa de pedra é uma planta para ter dentro de casa exuberante ao mesmo tempo em que é discreta.

     

    Com folhas grossas e de aspecto viçoso e suculento, ela contrasta essa vivacidade com sua tonalidade que beira o cinza, o que inspirou o seu nome.

     

    Alternativa Rural

     

    • Regue esporadicamente;
    • Lida bem com o sol.

     

    11 - Lírio da paz

     

    A parte branca do lírio da paz confunde muita gente: uns acham que se trata da copo de leite e outros, mesmo reconhecendo o lírido da paz, acham que a parte branca superior da planta é sua flor.

     

    Na verdade, essa parte branca mais longa e fina é uma folha modificada, sendo que a flor é só a parte mais grossa, com pequenos caroços. É uma planta para ter dentro de casa bem elegante e até um pouco curiosa, mas cuidado: ela é tóxica, e causa irritações no focinho de pets curiosos demais.

    iStock

    • Regue três vezes por semana;
    • Adora luz, mas não aguenta sol.

     

    12 - Cactos

     

    Presença garantida em vários apartamentos pelo país, os cactos vem em várias espécies que variam de tamanho, forma, flores e espinhos.

     

    Escolher o melhor cacto vai depender do seu estilo e da sua abordagem de decoração. Eles podem ser incluídos em praticamente qualquer cômodo, mas os maiores caem melhor em áreas mais amplas da casa, como a sala de estar ou a cozinha.

     

    Life Awesome

     

    • Dispensa muita água;
    • Algumas espécies aguentam mais o sol do que outras.
    • Aguenta o ar condicionado.

     

     

    13 - Hypoestes

     

    Plantas para ter em casa também podem ter cores chamativas além do verde! E sabe qual é a escolha certa para colorir ambientes? A hypoestes, ou planta de sarda.

     

    Com variações de verde e lilás, essa espécie consegue trazer vida à paredes brancas, contrasta bem com pinturas mais escuras e alegra qualquer ambiente.

    Cultura Mix

     

    • 3 regas por semana;
    • Luz, mas pouco sol.

     

     

    14 - Orquídea

     

    Outra das plantas para ter dentro de casa que dispensa apresentações. A orquídea vem em muitas cores, sendo que você mesmo pode cruzá-las em casa para ter variações únicas, totalmente originais.

    SecSource

     

    • Regue uma vez por semana;
    • Gostam de sol.

     

     

    15 - Violeta

     

    Para fechar, a clássica violeta! Planta pequena, recomendamos plantar várias em um vaso e deixá-las cobrir sua extensão.

     

    Também pode ornar espaços pequenos em pequenos vasos estratégicos, ou fazer parte de um mini jardim suspenso. De todas as plantas para ter em casa, a violeta provavelmente é a primeira escolha de muita gente.

    Pinterest

     

    • Regue uma vez por semana;
    • Cuidado com o sol para não queimá-la!

     

    Quer saber mais sobre como despertar seus sentidos com a decoração sensorial? É só nos acompanhar até o próximo artigo. Vamos?

    VOLTAR
    Compartilhar: