MENU
  • 21/02/2019

    Escolhendo o melhor piso para a área externa

    Arquitetura & Decoração

    Unsplash

    Qual é o melhor piso para a área externa? Se você já fez algum tipo de reforma ou ainda está planejando fazer, com certeza esse questionamento já deve ter cruzado sua mente. A escolha pode até parecer simples - e ela realmente é - mas a dúvida na hora parece impossível de resolver.

    Você está nesse momento tentando decidir qual é o melhor piso para a área externa? Não se sinta solitário: muita gente experimenta esse mesmo questionamento. A questão aqui é fazer uma escolha consciente para não se arrepender depois, já que trocar o piso é uma tarefa de reforma, e ninguém merece obra o tempo todo em casa, não acha?

    Pensando nisso, nós da Resimix - que somos especialistas justamente no que? Piso! - decidimos criar esse guia para te ajudar a escolher o melhor piso para a área externa sem complicações.

    Tudo pronto para essa jornada pelos pisos mais indicados para o seu quintal, piscina, varanda e gramado? Então vamos começar!

    O melhor piso para a área externa - Quintal

    Qual é o melhor piso de todos para a área externa? É difícil dizer. Essa pergunta não tem uma resposta absoluta simplesmente porque não existe uma “área externa absoluta”. Todas são diferentes entre si, com necessidades específicas e cuidados únicos a serem tomados.

    Unsplash

    Em uma região chuvosa, por exemplo, revestir o quintal com piso cerâmico talvez não seja a melhor ideia. Mesmo com o seu apelo estético, poças podem se formar e os riscos de escorregões são altos.

    Nesse caso, o melhor é optar por um piso drenante. A chuva não precisa ser sua inimiga, nem causar acidentes, problemas estruturais, etc. Você também não precisa de ralos acumulando sujeira. O piso drenante para o quintal é a escolha certa!

    Ele não acumula gordura e nem perde cores, o que é perfeito para todos os tipos de ambiente em contato com umidade frequente e com churrasqueira. Então nossa escolha é definitiva: quintal aberto? Piso drenante!

    Gramado aberto e jardim

    Quando o assunto é o gramado aberto, a questão fica um pouco diferente. Algumas casas podem ter um grande espaço aberto na frente, antes da varanda, e nesse caso a funcionalidade e a beleza se misturam de uma forma quase simbiótica.

    Terra.com.br

    Não dá pra ser funcional se não for bonito para ornar o gramado, e o contrário também é verdade.

    Nesse caso, mais uma vez recomendamos o piso drenante, justamente porque ele vai evitar a formação de lodo pelo contato excessivo com a água do sistema de rega da grama e das plantas. E também evita poças, como citamos acima.

    Mas se você busca principalmente a estética, pisos em pedra natural combinam muito com o jardim e trazem aquele toque natural que você está procurando para essa área. Combinando com arbustos e outros tipos de matéria vegetal então, fica perfeito. As pedras naturais são presença garantida em qualquer projeto de paisagismo.

    Qual é o melhor piso para a varanda?

    Esse é mais um daqueles casos onde realmente depende. Escolher o melhor piso para a área externa leva em conta alguns fatores, como o que é a área externa exatamente. A questão da varanda vai até um pouco além: pelo que ela está rodeada.

    Casa e Jardim

    Vamos supor que você tenha uma varanda rodeada pelo ar livre, com um gramado e um jardim. E venta bastante. Usar o piso cerâmico pode não ser a melhor ideia de todas, já que o vento do dia a dia leva a terra direto para o piso, que fica sujo com facilidade.

    Um pouco de água e pessoas passando pela varanda e pronto: você tem lama bem visível na sua porta.

    Para a varanda, o melhor é trabalhar com pisos talvez um pouco mais escuros e resistentes. Muita gente opta pelo ladrilho hidráulico, que é um pouco mais resistente, mas os modelos mais claros apresentam o mesmo problema que a cerâmica.

    Se você mora em apartamento e está procurando o melhor piso para varanda gourmet, essas preocupações não precisam cruzar sua mente. Nesses casos, está tudo liberado, sendo que nós recomendamos particularmente os porcelanatos grandes formatos, a cerâmica e o ladrilho hidráulico.

    O melhor piso para a área externa depende, então o da varanda também. O que muita gente anda fazendo é usar a madeira para criar uma espécie de deck em casas. O resultado fica bem tradicional e até clássico. Vale a pena testar.

    O melhor piso para a piscina

    Deixando bem claro para não ter dúvidas: o melhor piso para a área externa com piscina é aquele que oferece, acima de tudo, segurança.

    Isso dito, um piso seguro também consegue ser belíssimo. A piscina é mais do que aquele velho piso em pedra que estamos tão acostumados a ver no clube. Hoje em dia já existem várias piscinas que vão muito além do básico.

    A madeira é um grande exemplo. Com novas tecnologias em impermeabilização, já é mais do que possível criar pisos totalmente de madeira nas bordas das piscinas. O resultado é verdadeira surpreendente.

    Habitissimo

    Os porcelanatos também cabem aqui, mas é melhor optar pelos modelos sem resina, que são mais escorregadios.

    Mas quando o assunto é pedra - que são naturalmente antiaderentes - é interessante trabalhar com o granito. Alguns arquitetos (e moradores) trazem a preferência pelo mármore até na hora de escolher o melhor piso para a área externa com piscina. Nesse caso, você precisa tomar um pouco de cuidado, já que o mármore é bem poroso e precisa de bastante cuidado perto de água.

    Uma sugestão interessante são produtos atérmicos da coleção Pool da Resimix. Com tecnologia de ponta envolvida na sua criação, conseguimos criar uma linha de produtos seguros, confortáveis e belíssimos ao mesmo tempo, mantendo o feeling de estar em uma piscina mas introduzindo outro: essa não é uma piscina comum. É moderna e sabe ser linda!

    Resimix

    Já que a gente está falando sobre pisos, você precisa conhecer nosso catálogo para fazer a melhor escolha. Temos os melhores pisos para a área externa e ainda mais alguns outros produtos para te ajudar a compor o ambiente. Vamos conhecer?

    VOLTAR
    Compartilhar: