MENU
  • 14/08/2019

    Tudo o que você precisa saber antes de construir uma casa

    Arquitetura & Decoração

    Então você está pensando em construir uma casa? Que incrível! Esse é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa - a conquista do espaço próprio. Porém, pensar nas obras e nos detalhes da construção é uma tarefa que não pode ser impactada pelo seu entusiasmo, ouviu?


    A gente precisa dizer isso porque sabemos como é poderosa a vontade de ter uma casa própria, construída do zero e com os detalhes que você sempre sonhou. Porém, toda essa alegria e excitação precisam ser controladas durante o processo para que o resultado final saia exatamente como você imaginou.


    E isso é ainda mais importante na primeira parte da construção de uma casa: a escolha do terreno e a confecção da planta. Você já está nesse ponto? Então precisa do friendly reminder que vamos te apresentar aqui. Ainda não chegou lá? Bom que você já vai se preparando desde já! 

    Unsplash

    Vamos começar?

    Construir uma casa começa na escolha do lote

    A primeira pergunta é a mais básica: onde você quer construir uma casa?

    Pode parecer óbvio que a escolha do terreno é fundamental na construção da casa, talvez mais do que a própria obra. Se algo der errado durante a execução do projeto, é só reformar que está tudo bem. Mas se você escolher o terreno errado, aí não tem volta. O problema é que muita gente acaba se guiando pelo preço e dimensões e termina por esquecer do local.

    Para escolher o terreno ideal e construir a casa dos sonhos nele, você precisa entender quais são suas necessidades. Tem crianças? Uma boa ideia é procurar vizinhanças mais tranquilas e com escolas por perto. Você usa carros pra se locomover pela ecidade? Se não, é interessante não estar muito longe da área urbana.

    Viu como é fácil escolher a melhor localização? É só pensar no que você precisa primeiro e depois se importar com a construção da casa. Faça uma lista e baseie-se nela na busca pelo terreno ideal. 

    Onde o sol está?

    O sol tem uma influência enorme no conforto térmico de uma casa. Por isso, para começar a falar sobre a planta na hora de construir uma casa, precisamos deixar claro que a orientação do astro rei é o primeiro ponto a se considerar.

    Vamos direto ao ponto porque ainda temos bastante coisa pra tratar com você sobre a construção de uma casa, ok?

    Basicamente, o que você precisa considerar é onde você quer sol e em qual momento. Imagine-se no verão indo dormir: você quer seu quarto frio e refrescante ou quente? Se respondeu frio (é claro!), já entendeu tudo - você precisa de encontrar a direção do sol que esquente menos os quartos durante a tarde.

    O mesmo vale para a sala de estar no inverno. Pense com a gente: é melhor que ela fique quente pela manhã, quando provavelmente ninguém está em casa, ou durante a noite, na hora do filme? De noite é melhor, não é? A lógica aqui é a mesma: você precisa encontrar uma maneira de fazer o sol aquecer esse ambiente só durante a tarde. 

    Resolver isso é simples. Dá uma olhada nesse diagrama:

     


    44arquitetura

    Viu só? O seu quarto deve estar na face leste para receber o sol da manhã, que é mais agradável e menos agressivo. A sala fica na face oeste, para ser aquecida durante o dia. Na área sul, que tem menor incidência, ficam áreas de serviço, e na norte, que recebe sol o dia todo, áreas de lazer.

    Pensando na planta para a construção da casa

    Essa é a parte que sua profissional de arquitetura vai abordar, mas isso não significa que você não deva fazer parte dele: muito pelo contrário.

    Em muitos casos, você vai precisar resolver questões que estão relacionadas com a construção da casa em si - pontos que o arquiteto até pode ajudar, mas que não vai conseguir resolver.

    Vamos ver alguns?

     

    Legislação


    Na maioria das vezes, não dá pra simplesmente sair construindo como se não houvesse amanhã. Existem leis que você deve respeitar, principalmente as relacionadas ao código municipal.

    Existem questões sobre a profundidade das fundações em terrenos inclinados, ao tamanho da obra, aos materiais utilizados e até onde você planeja descartar os materiais. Tudo isso precisa ser levado em conta para que sua obra não incorra em multas e consiga prosseguir normalmente.

    A liberação da obra acontece na prefeitura de qualquer maneira, mas é interessante questionar o setor responsável para garantir que você não tenha que refazer o projeto, o que resulta em custos maiores para a obra.

     

    Terraplanagem


    Está levando isso em conta? Muitas vezes, o preço de uma obra acaba sofrendo um aumento bem grande por conta dos caminhões de terra necessários para elevar um terreno. Apenas alguns metros já são o suficiente para movimentar dezenas de veículos.

    Portanto, antes de desenhar a planta, faça uma inspeção do terreno! Assim, durante a construção da casa, você evita gastos surpresa e processos que atrasam tudo.

     

    Tudo no papel

    Ao construir uma casa, não é só a planta que deve ir no papel, hein?

    Todo o processo deve ser documentado para que você consiga controlar gastos e prazos. Faça uma planilha e economize onde dá - nada de tentar gastar muito menos em materiais, ok? 

     

    A planta perfeita para a construção da casa


    Vai piscina? Que tal um sobrado? Piso de cerâmica ou drenante na área de lazer? Área verde compensa?


    Unsplash

    Essas são escolhas que transcendem o pessoal na hora de construir uma casa. É claro que vale a sua opinião, mas a praticidade desses elementos inseridos na sua planta baixa é que vai ditar se eles são viáveis ou não.


    Você mora com idosos? Se sim, uma casa térrea é mais indicada. Crianças? Então é melhor optar por um piso mais poroso do que a cerâmica perto da área da piscina. Tem bastante espaço? A área verde está liberada!

    Tudo isso deve ser pensado na construção da casa. Mais do que o que você sempre sonhou em ter, é necessário analisar com o que você e a sua família vão se sentir confortáveis pro resto da vida. Aí não tem como errar!

    E já que o assunto é construção da casa, queremos te dar ainda mais uma mãozinha: te ajudar a escolher o piso do seu ambiente externo. Vamos para o próximo artigo?

    VOLTAR
    Compartilhar: