MENU
  • 08/08/2019

    Precisa aquecer a casa no inverno? Veja 8 dicas incríveis!

    O friozinho já está aí, e não vai embora até o final de setembro, quando ele dá lugar à belíssima primavera com suas flores e cores. Mas por enquanto não tem nada disso: só a necessidade de aquecer a casa pra lidar com a estação fria, não é?

    Muita gente pensa que as únicas formas de deixar a casa quentinha e aconchegante para aproveitar a estação é investindo em lareiras e outras soluções que demandam um pouco mais de tempo. É claro que todo mundo ama um bom piso artesanal com sistema de aquecimento instalado, mas se você não quer arcar com esse investimento agora, não precisa se frustrar, viu?

    Vou te contar o segredo no post de hoje! Aliás, os segredos: confira 8 dicas que vão aquecer a casa pro inverno e deixá-la linda também. Vamos ver? 


    Unsplash

     

    1 - Tudo felpudo

    Aquele tapete felpudo na sala, uma coberta de lã na cama, até a fronha merece um tecido mais grosso pra aquecer a casa no inverno. Engana-se quem pensa que esses materiais só deixam a gente aquecido: na verdade, eles funcionam como um isolante térmico poderoso para os ambientes que adornam.

    Pense na sala: um tapete de lã não vai necessariamente te deixar mais quente, não é? Mas ele impede que a friagem do chão te incomode ao pisar e “contamine” toda a casa.

    O mesmo vale para as almofadas e o sofá: com a colcha certa, o vento frio não tem vez! Olha só uma lista de tecidos que você deve priorizar:

    • Lã;
    • Flanela;
    • Camurça;
    • Fleece;
    • Veludo;
    • Pelúcia;

     

    2 - Quarto gelado? Aqui não!

    Não dá pra dar bobeira no quarto, o ambiente que mais precisa ser aconchegante durante o inverno. Aquecer a casa é ótimo, mas o quarto é de longe o mais importante aqui.

    Colchas, colchas e mais colchas! Vale a pena investir em uma cobertura para o lençol e um edredom mais grosso em cima para evitar que a cama fique fria demais quando você for dormir.

    Almofadas também ajudam muito, viu? Não deixe de incluir algumas para se agarrar na hora de dormir. Ah, e outra coisa: você tem suíte? Deixe a porta do banheiro fechada durante todo o dia para evitar correntes de ar.

    Uma última dica que vai te salvar: não deixe de fazer a cama. Aquecer a casa é difícil, mas você não precisa dificultar deixando o frio em contato direto com o seu lençol.

    Casa Abril


    3 - Mood de inverno com lâmpadas quentes

    As lâmpadas incandescentes já estão fora de moda, mas ainda existem alguns modelos que, se usados comedidamente, garantem um ambiente bem aconchegante.

    Procure por lâmpadas LED de luz âmbar ou cálida. Elas não transmitem calor físico, mas passam a sensação e sinceramente… são lindas! 


    Unsplash

     

    4 - Mude de tom

    Aconchego é a palavra-chave para aquecer a casa. Um ambiente aconchegante é aquele que parece acolhedor, parece esquentar, e isso, junto com os cobertores, faz um verdadeiro milagre no inverno em casa.

    Mudar o tom dos seus ambientes proporciona esse efeito. Cores claras abrem, cores escuras fecham. Prefira tons como o preto, o verde escuro, azul marinho e o cinza para suas colchas e almofadas - e se você tiver um final de semana livre, aproveite pra pintar uma parede única!

    Mobly

     

    5 - Quanto mais textura, melhor!


    Quando a gente estava falando dos tecidos felpudos, esquecemos de mencionar a comunicação dessa textura com o resto do ambiente, o que ajuda bastante na hora de aquecer a casa.

    Paredes lisas, ou seja, sem revestimentos elaborados - como o 3D ou com alguma textura à base de massa corrida, precisam ser “combatidas” com detalhes texturizados nos tecidos, o que transmite uma sensação maior de aconchego.

    A regra é bem simples: tem uma parede lisa? Coloque algum elemento mais grosso para equilibrar e observe. Parece que ainda falta algo? Vá incrementando. Às vezes uma simples almofada resolve, noutras só um tapetão pra dar um jeito.

    Vila Mulher

     

    6 - Cortinas pra todo lado!

    Nada melhor pra aquecer a casa no inverno do que as cortinas ideais para a estação.

    Toda cortina tem dois trabalhos: o primeiro e mais óbvio é manter a casa aconchegante barrando a luz excessiva e os ventos frios que a estação costuma trazer. O segundo? Ser absolutamente linda.

    Coloque as cortinas em áreas onde a brisa sopra o dia todo, pois ela é a maior vilã de quem está buscando aquecer a casa. E se você optar pelos tecidos e cores que a gente já citou, ganha duas vezes. Tecidos grossos impedem que o vento entre e se aquecem com mais facilidade, ainda mais se forem escuros. É como ter um aquecedor natural dentro de casa!

    Shopping minascasa

     

    7 - Aquecer a casa no inverno com uma lareira?

    Bom, a lareira é - de longe - o melhor que você pode fazer para aquecer a casa no inverno. O difícil é instalar uma se você ainda não tem, né? A reforma pode ser extensa e dar um pouco de trabalho.

    Para transmitir a sensação e um pouco de calor, é interessante testar as lareiras portáteis, que queimam álcool e são bastante seguras. E o melhor: elas vêm em todos os tamanhos e, se você quiser, pode comprar uma amanhã mesmo!

    Você também pode procurar por modelos a gás, desde que siga as recomendações de segurança necessárias, ok? Agora, se você mora em uma região bem fria, vale bastante a pena investir em uma lareira de verdade. Só espere o frio dar uma sossegada antes de começar a reforma.

    Casa Abril

     

    8 - Não tem lareira e está muito frio, e agora?


    Não tem mistério, só um investimento. Nesses casos, o melhor a se fazer é investir em algum sistema de ar condicionado quente-frio, capazes tanto de resfriar um ambiente quanto de deixá-lo mais quente.

    Vale a pena, viu? É um equipamento mais caro, mas que vai durar por bastante tempo.

    Nossa, parece que chegamos ao final do texto e nem citamos um outro método lindo e versátil de aquecer a casa pro inverno: usar e abusar do macramê. Mas não tem problema, continuamos a conversa no próximo post. Vamos?

    VOLTAR
    Compartilhar: