MENU
  • 31/07/2019

    Macramê na decoração: deixe sua casa mais aconchegante no inverno

    Arquitetura & Decoração

    A palavra de ordem para o inverno é aconchego! Nada melhor do que assistir aquele filminho com a família com um chocolate quente, não é? Mas tem um jeito de ficar melhor: dando um up na atmosfera aconchegante com o macramê na decoração.

    O macramê é muito versátil, sendo ótimo para decorar ambientes dos mais variados estilos. Ainda que ele transmita principalmente um caráter mais rústico-chic, o inverno traz toda uma interpretação nova pra ele, exaltando uma das suas principais características: o poder de aconchegar.

    Vamos saber mais sobre o macramê na decoração e como aproveitar o inverno para transformar seus ambientes? Então continue na leitura! 


    Unsplash

    O que é o macramê?

    Macramê é o nome dado a um padrão bordado de fios tipicamente de lã - ainda que ele possa ser feito com outros materiais e não seja exatamente bordado. 

    Mas como assim, bordado que não é bordado?

    É que o macramê é feito à mão, sem nada que envolva costura na sua produção, nem uma única agulha. Todos os nós dados na lã são feitos individualmente pelo artesão usando só suas mãos, o que garante à peça final um toque caseiro e íntimo. 


    Viva Decora

    É por isso que o macramê na decoração consegue ser tão aconchegante. Unindo o material - a lã, com seu toque quentinho - com a produção artesanal e um design quase boho chic, qualquer ambiente se transforma imediatamente com a sua presença.

    E quando dizemos qualquer ambiente, não estamos falando à toa. O macramê na decoração não é restrito a cobertores, forros ou tapetes. Na verdade, várias peças podem ser confeccionadas usando o material e a técnica, o que ajuda a transformar toda a casa e definir o mood pro inverno. 


    Viva Decora

    Olha aí, você já tinha imaginado um vaso de plantas com macramê? Cadeiras suspensas? Continue na leitura para mais inspirações :)

     

    Que tipos de peças levam o macramê?


    Viu só como o macramê na decoração tem o poder de transformar um ambiente imediatamente após a instalação de uma peça? Isso acontece pelos seus traços fortes e seus padrões complexos, que tendem a chamar bastante a atenção. 


    Decoração 24

    E o melhor é que, como a gente estava dizendo, o macramê na decoração pode tomar várias formas. Ele pode ser aquela manta que te cobre no seu cantinho da leitura no seu apê, mas também pode ser a própria cadeira que você se senta pra ler seu livro. Essa cadeira, inclusive, pode ser suspensa se você quiser. Gente, o macramê pode ser até o pendente que ilumina seu espaço, acredita? 


    Viva Decora


    A versatilidade do macramê na decoração se deve à como ele é produzido. Lembra que a gente estava falando sobre como ele é feito à mão, com uma pegada artesanal e mais sustentável? Pois é. Justamente por essa característica de fabricação ele pode ser confeccionado de qualquer jeito que você imaginar.


    O único limite para o macramê na decoração? A imaginação de quem está produzindo a peça. Sendo moldado, ele tem essa característica super versátil, o que o torna perfeito para um estilo de decoração que combina perfeitamente com o inverno mas que também pode ser retirada com facilidade quando a primavera chegar. É só guardar ou desfazer! 


    Artesanato passo a passo

    Como aplicar o macramê na decoração? 

    De verdade? Não tem muito mistério para usar o macramê na decoração justamente pela sua enorme versatilidade. Existem muitas variáveis que você pode aplicar buscando um estilo ou outro, sendo que o resultado final é completamente personalizável.

    Vamos pensar em algumas dessas variáveis?

    Espessura e quantidade de fios

    O macramê na decoração, em alguns casos, pode transmitir aquela sensação aconchegante de casa de vó. Mas também consegue ser aconchegante e chic ao mesmo tempo. Ou o aconchego pode vir acompanhado de um toque mais minimalista, rústico, hippie, o que você quiser.

    Essas variações, muitas vezes, ficam expressas na quantidade de fios que uma peça pode ter e na sua espessura. Pense em um pendente com centenas de pontas bem finas e em tons pastéis. Parece mobiliário de casa de vó, não parece? 


    Pinterest

    Mas se o fio for mais grosso e tiver menos trançados, o macramê na decoração já ganha outra identidade, mais moderna e chic.


    Pinterest

    Como o macramê na decoração é feito principalmente de fios, é natural que essa seja sua unidade mínima de informação. Em outras palavras, é na quantidade e espessura dos fios que as peças “conversam” e mostram seu estilo.


    Criando o mood de inverno

    A melhor maneira de usar o macramê na decoração pro inverno é criando seus ambientes usando alguns elementos aqui e ali. Não adianta cobrir tudo com macramê - provavelmente vai ficar meio brega - e também não é uma boa ideia colocar um único pendente e só.


    O aconchego que o macramê traz para a decoração vem da quantidade ideal de elementos. Uma manta no sofá, um pendente em outro ambiente, um adorno pra parede perto da cama, alguns detalhes no banheiro… isso sim transforma uma casa.

    Então fica a dica: colocar tudo em um ambiente só? Melhor não. Economizar demais e só incluir um ou dois elementos? Também não.


    E aí, o que você achou do macramê na decoração? Gostou? Se ele faz seu estilo, certeza que o shabby chic também vai fazer. Vamos saber mais? 

    VOLTAR
    Compartilhar: