MENU
  • 19/07/2018

    11 maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes

    Arquitetura & Decoração

    Algumas delas são pautados na ilusão de ótica, sendo mais práticos, enquanto outras são simples ajustes e complementos no seu estilo de decoração de interiores. Não importam quais maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes, o resultado final é sempre muito interessante para a sua casa.

    Aliás, sempre mesmo? Tudo vai depender de você e do seu bom gosto. Para dar uma ajuda na hora de escolher as melhores maneiras de usar o espelho para valorizar ambientes, aqui vão 11 dicas!

    Vamos com a gente?

    1 - Para aumentar os ambientes pequenos

    De longe, essa é uma das maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes mais usadas em apartamentos pequenos. Nesses locais, o ideal é usar uma tinta branca, ter poucos móveis e inserir um espelho para dar a sensação de um espaço maior.

    Homedit

    Se você está pensando no reflexo do espelho, pensou certo. Um espelho maior colocado em uma parede vai refletir a outra e os seus elementos, criando uma profundidade pautada na ilusão de ótica.

    Basicamente, você enxerga duas salas no espaço de uma, e o seu espaço fica maior. Além de ser muito comum, essa é uma das maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes mais interessantes, tendo como base principal a interpretação humana dos reflexos. Legal, não é?

    2 - Para duplicar a decoração

    Outra das maneiras criativas de usar o espelho para valorizar os ambientes é usar o seu reflexo de forma estratégica.

    Fórum da Construção

    Um bom papel de parede na frente de um espelho faz o reflexo parecer um quadro. Plantas refletidas no espelho ajudam a manter o estilo natural. Cores refletidas ajudam na fixação da paleta. Tudo o que o espelho transmite é informação para quem vê.

    Mas entre as maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes, essa é uma das que precisam de mais cuidados: sempre há o risco de exagerar na informação. Mas esse é assunto para o próximo tópico, olha só:

    3 - Cuidado com informações demais

    As maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes precisam de um pouco de cuidado. Tudo o que é feito tem um reflexo, que pode ser positivo ou negativo, dependendo da sua utilização.

    Pinterest

    Se o seu estilo de decoração permite que você carregue um pouco mais nos elementos em uma parede, por exemplo, é difícil dizer que ele se beneficiaria de uma segunda parede igual. Na verdade, é muito provável que não.

    Então aposte no menos é mais: se for usar o espelho junto com a decoração, tome cuidado para não carregar demais!

    4 - Para captar a luz do sol

    A iluminação natural é uma das grandes tendências da arquitetura contemporânea. Deixando a luz do sol entrar em casa, é possível ter um ambiente mais confortável e iluminado sem gastar demais com energia.

    Westwing

    Uma das maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes está aí, na possibilidade de refletir a luz do sol. Dessa forma simples, eles atuam como verdadeiras lâmpadas que não gastam nada: só refletem a luz do dia.

    5 - Criando uma janela falsa

    Dentre as maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes, essa é uma das que apresentam funcionalidade dupla.

    hdsociety

    Além de refletir muito bem a luz do sol, você ainda pode usar sua criatividade em espelhos diretamente a frente de janelas criando uma “janela falsa”. Mas o que é isso?

    É bem simples. Se você tem uma janela ampla na frente de um espelho, pode aproveitar o ambiente externo, que é refletido, e transmitir a sensação de que você tem duas janelas ao invés de uma. Assim, seu ambiente fica ainda mais espaçoso, confortável e iluminado.

    São várias maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes apenas em uma solução!

    6 - Usando em móveis

    Essas maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes não precisam ficar presas às paredes. Na verdade, dá pra inovar e usar os espelhos até nos móveis!

    Elo7

    Móveis espelhados são uma grande tendência, e tem pra todos os modelos. Você pode ser mais sutil e instalar mesinhas de centro ou aparadores espelhados. Agora, se você quer mesmo ousar, portas de guarda-roupas espelhadas também estão muito em alta.

    7 - Criando mosaicos

    Você também pode criar mosaicos para se aproveitar ao máximo de todas essas maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes e ainda usá-lo como decoração.

    Tigriseden Decor

    Coloque vários espelhos em um único lugar, criando uma espécie de mosaico, e veja o resultado quando todos estiverem instalados. Tanto as molduras do espelho quanto os reflexos vão te ajudar no seu estilo de decoração!

    E falando em molduras...

    8 - Não tenha medo de usar molduras elaboradas

    Muita gente por aí acha que as molduras são coisa do passado ou bregas demais. A verdade é bem diferente disso: tudo depende do seu estilo, personalidade e do que você quer atingir.

    Pinterest

    E mesmo assim, cada caso é um caso. É difícil dizer que estilos contemporâneos não combinam com molduras grandes, e que os clássicos não combinam com espelhos sem lisos, sem nada ao redor.

    Tudo depende do momento, da decoração ao redor da casa, do estilo que você está buscando e o que mais você quiser atingir naquele caso em específico. Não deixe as molduras de lado!

    9 - No hall de entrada

    O espelho no hall de entrada também é uma ótima maneira de usar o espelho para valorizar os ambientes.

    Pinterest

    Dando um toque de luxo e modernidade desde a entrada, o ideal é um espelho em grande formato bem de frente ou nas laterais.

    10 - Espelhos com formas criativas

    Uma outra incrível maneira de usar o espelho para valorizar os ambientes é usando-o com uma forma específica, contribuindo com a decoração por transmitir uma mensagem através da sua forma.

    Westwing

    Aproveite para dar um toque de personalidade e escolher uma forma que transmita algum ideal da família!

    11 - As maneiras de usar o espelho para valorizar os ambientes não são fixas!

    Todas as nossas recomendações ao longo do artigo não passam disso: recomendações. Você pode usar os espelhos do jeito que você quiser, sem pressão e sem um “jeito certo”.

    Minudencias

    Tudo no design de interiores sempre vai depender de dois pontos: seu gosto pessoal e o contexto. Nós falamos disso ali no tópico sobre molduras, mas também se encaixa pra qualquer outro uso dos espelhos.

    Então não deixe se intimidar porque leu em algum lugar que tal maneira de usar o espelho para valorizar os ambientes não vai funcionar. Ninguém está vendo sua casa e a sua decoração além de você, portanto é você quem vai decidir o que cai melhor!

    ural

    Gostou dessas dicas? Então que tal vir conferir nosso blog para mais algumas? Fico te esperando!

     

    VOLTAR
    Compartilhar: