MENU
  • 05/04/2018

    Ecologicamente correto: conheça os benefícios do piso drenante

    Arquitetura & Decoração

    O piso drenante é uma alternativa ecologicamente correta para preservar o meio ambiente, colaborando para a infraestrutura urbana, reduzindo enchentes, alagamentos e seus respectivos impactos ambientais. É um tipo de piso que privilegia a estética de projetos arquitetônicos diferenciados, com respeito à natureza.

    Esse tipo de revestimento para pavimentos, também chamado de piso ecológico, elimina a necessidade de inserção de “bocas de lobo”, ralos e dutos subterrâneos, que tanto prejudicam o visual dos projetos de arquitetura.

    As caraterísticas técnicas do piso drenante tornam esse produto especialmente vantajoso para a pavimentação de áreas molhadas, descobertas ou externas de projetos residenciais e comerciais, considerando sua durabilidade e aspecto.

    Conheça mais sobre esse recurso sustentável para o acabamento de áreas externas e valorize o calçamento de passeios das áreas ajardinadas, garagens, pátios, rampas, áreas de lazer e bordas de piscina dos seus projetos.

    Piso drenante: beleza e eficiência para áreas externas

    O piso ecológico oferece um melhor aproveitamento de áreas que necessitam de permeabilidade, tornando os projetos de arquitetura mais inteligentes.

    Eficiência

    Esse tipo especial de piso permeável absorve a água da chuva e encaminha o líquido brutamente filtrado para o lençol freático, permitindo o armazenamento das águas pluviais para reuso, conforme as características de cada projeto.

    Alguns modelos de piso drenante oferecem uma capacidade de drenagem, superior a 98%, são antiderrapantes e oferecem isolamento térmico, como é o caso do Drena Plus.

    Visual

    Apesar do seu aspecto rústico, um piso permeável de qualidade apresenta acabamento superior, com planaridade confortável, segura e não cria poças.

    Piso ecológico: sustentabilidade com praticidade e economia

    Matérias-primas

    Produzido a partir de materiais naturais, como pó de pedra oriundo de reaproveitamento de pedaços de pedra de descarte, o piso drenante com placas porosas de cimentício é muito resistente e oferece excelente durabilidade, com baixa manutenção.  Assim, ele é indicado para áreas com tráfego entre média e alta circulação.

    Assentamento

    O assentamento do piso drenante é diferente daquele que é feito na instalação de pisos de concreto comum.

    Para assentar o piso ecológico, recomenda-se utilizar apenas uma camada de brita e uma camada de areia, dispensando o uso de contrapiso, argamassa, rejunte. Esse tipo de assentamento mais simples permite a liberação imediata de tráfego.

    Manutenção

    Devido à sua alta resistência e durabilidade, o único cuidado de manutenção necessário para o piso drenante é a limpeza cotidiana, que pode ser feita simplesmente com jato de água, com lavadoras de alta pressão, e sabão neutro.

    Piso drenante artesanal: requinte para arquitetura verde

     

     

    Exclusividade

    Projetos diferenciados exigem produtos e materiais especiais, incluindo pisos e revestimentos. Neste sentido, a Resimix produz pisos drenantes de cimentício, sob encomenda. São itens fabricados artesanalmente a partir de uma fórmula exclusiva, específica para conferir aos produtos uma elevada resistência mecânica, ao desgaste e às intempéries, com boa resistência à abrasão profunda e à compressão.

    Reconhecimento

    Os pisos ecológicos são materiais apropriados para projetos de arquitetura verde, facilitando a classificação de empreendimentos para certificações importantes de reconhecimento no mercado de Green Building, como é o caso da certificação LEED.

    Inovação

    A arquitetura tem evoluído, acompanhando as necessidades do planeta, concebendo práticas de construção mais sustentáveis para criar ambientes agradáveis e funcionais. 

    Por isso, a pesquisa e o desenvolvimento de novas técnicas, materiais e produtos alinhados ao propósito da sustentabilidade, como reciclagem de entulho, racionalização de recursos naturais na Construção Civil, como reaproveitamento de água e uso de energias limpas e renováveis, como a energia solar, são tendência no Brasil e no mundo. Certamente, os profissionais que fizerem uso desses recursos terão destaque no mercado da arquitetura nacional.

    Gostou desse artigo sobre os benefícios do piso drenante? E você, já tem incluído materiais ecologicamente corretos nos seus projetos de arquitetura?  Conheça os tamanhos, cores e padronagens do piso Drena Plus, da Resimix e amplie suas opções.

     

    VOLTAR
    Compartilhar: