MENU
  • 21/09/2017

    7 Vantagens do revestimento cimentício para a sua obra

    Arquitetura & Decoração

    O revestimento cimentício é tendência em projetos arquitetônicos inovadores e com princípios sustentáveis. Muito versátil, é um excelente acabamento para pisos e paredes.

    A grande inovação do revestimento cimentício é o nível de sofisticação que a tecnologia conseguiu dar a esse material, feito a partir do cimento.

    As características artísticas do revestimento cimentício têm sido cada vez mais o motivo de primeira escolha de arquitetos e profissionais de interiores.

    1- Revestimento cimentício com fabricação artesanal

    A fabricação artesanal garante durabilidade superior e um visual exclusivo aos revestimentos de parede e pisos cimentícios.  

    Elaborado com material exclusivo (cimento específico, pó-de-pedra e aditivos) e produzido com técnicas manuais, o revestimento cimentício artesanal é um material sustentável. Seu processo produtivo não inclui forno, evitando o corte de árvores para consumo da madeira. 

    Com reaproveitamento de matérias-primas e de água, o nível de consumo de energia durante a fabricação do revestimento cimentício artesanal é baixíssimo.  Além disso, as matérias primas utilizadas dispensam a mineração exagerada para retirada de pedras da natureza. 

    Extremamente resistentes e de beleza ímpar, os revestimentos cimentícios artesanais são itens de sustentabilidade nos projetos arquitetônicos.

    2 - Pisos e revestimentos com acabamento artístico

    No processo artesanal, cada peça é única. No entanto, a produção uma a uma garante um padrão de reprodução fiel dos detalhes em cada peça.

    O revestimento cimentício artesanal impressiona pelos detalhes: textura, profundidade e relevo que simulam aspectos naturais com perfeição e muito requinte.

    Projetos personalizados ganham ainda mais exclusividade com revestimentos cimentícios de design diferenciado, que valorizam a arquitetura e a decoração, sem limitar a criatividade dos profissionais de interiores.

     3 - Conforto e praticidade em qualquer ambiente

     

    A tendência do mercado é disponibilizar elementos funcionais, que agreguem beleza aos projetos arquitetônicos, sem prejudicar o conforto e praticidade dos ambientes.

    Um dos diferenciais do piso cimentício artesanal é o acabamento da sua superfície, de extrema qualidade, que oferece planaridade muito confortável e bastante segura.  Alguns modelos de pavimento antiderrapante e pisos de extrema permeabilidade, como os da marca Resimix, são um bom exemplo do conjunto conforto e praticidade em ambientes internos e externos, incluindo área molhadas.

    4 - Versatilidade em projetos residenciais e comerciais

    A resistência do revestimento cimentício favorece seu uso em projetos comerciais, em áreas de grande circulação. Por sua durabilidade, esse tipo de revestimento também é recomendado para projetos residenciais, em ambientes externos e garagens.

    O revestimento cimentício com elementos vazados, como os cobogós da Linha Interativa da marca Resimix, podem ser usados como solução charmosa e econômica no fechamento de vãos, preservando a ventilação e a iluminação dos ambientes.

    Usar cobogós é uma forma interessante de dividir espaços valorizando o decór. A possibilidade de tingir as peças em qualquer tonalidade torna a decoração ainda mais exclusiva.

    Os revestimentos cimentícios são soluções arquitetônicas  que podem revelar toques delicados, robustos ou rústicos da obra. As possibilidades de textura do revestimento cimentício artesanal reproduzem, com primazia, materiais como madeira, mármore, tijolo e pedras naturais, trazendo veracidade aos ais variados projetos de arquitetura, do clássico ao contemporâneo.

    5 - Tecnologia para projetos inovadores

    Além de aumentar a percepção de realidade nos projetos arquitetônicos, os revestimentos cimentícios artesanais são materiais de qualidade excepcional para valorizar áreas externas, espaços que precisam de resistência, beleza e permeabilidade.

    Felizmente, os arquitetos e profissionais de interiores já têm uma alternativa sustentável para as áreas externas dos seus projetos residenciais e comerciais.  Pavimentos de altíssima capacidade drenante (superior a 98%), como é o caso da tecnologia exclusiva da Linha DrenaPlus da marca Resimix, podem ser usados em pátios, calçadas e áreas de lazer, com muito gosto.

    A tecnologia arquitetônica já está sendo aplicada das mais diversas maneiras na cidade, na praia e no campo. As placas em cimentício e os painéis em cimentício invadiram os pavimentos, paredes e fachadas, com uso ampliado até em jardineiras verticais e peças para jardim.

    Hoje em dia, é possível garantir o conforto no uso de áreas de lazer molhadas, graças à tecnologia arquitetônica para dissipar o calor rapidamente do pavimento, incluindo pisos e bordas de piscina com mínima variação térmica no projeto.

    6 - Possiblidade de personalização de projetos

    Todo projeto tem características especiais, no entanto, alguns projetos arquitetônicos têm características tão específicas que exigem o desenvolvimento de soluções personalizadas e criação de peças exclusivas. 

    Um bom exemplo do nível de personalização possível com revestimento cimentício artesanal é o projeto de renovação da área de embarque do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, desenvolvido pela Resimix, com um painel de cobogós com mais de cinco mil peças com formato de avião.

    A personalização também pode beneficiar projetos residenciais, tornando a obra única, a partir do desenvolvimento de peças especiais.

     

    7 - Efeito impressionante com manutenção simples

    Embora a instalação da placa de cimentício seja mais simples do que a de outros materiais, para obter o efeito impressionante que esse tipo de acabamento pode dar à obra é extremamente recomendável seguir as instruções do fabricante para instalar o piso ou o revestimento corretamente.

    A limpeza do revestimento cimentício pode ser feita facilmente, usando apenas água e sabão neutro.  Para conservação do cimentício, recomenda-se usar lavadoras à jato apenas na função “Leque” e nunca usar produtos abrasivos.

    Incluir um produto funcional e sofisticado no projeto arquitetônico é muito satisfatório. Ter a certeza do alto padrão de qualidade do item escolhido, desde o momento do recebimento do material, embalado cuidadosamente para preservar a integridade dos produtos, é como desembrulhar um presente.

    A Resimix desenvolve peças artesanais em cimentício para entregar design e qualidade com esse cuidado, a todos os envolvidos nos projetos arquitetônicos: arquitetos, profissionais de interiores, revendedores, proprietários, moradores e usuários de imóveis residenciais e comerciais.

    Conheça o surpreendente portfólio de produtos em cimentício da Resimix.

     

    VOLTAR
    Compartilhar: